Na Gringa

A monarquia tailandesa, o aniversário da rainha e o dia das mães

August 18, 2014

Acho que a grande maioria das pessoas não sabe e nem desconfia que a Tailândia seja uma monarquia constitucional, eu mesma era uma delas até pisar no país pela primeira vez, em dezembro de 2010. Aliás, honestamente falando e pensando rápido, alguém aí conhece outras monarquias além da inglesa? Você sabia que a Bélgica também é uma monarquia? E a Noruega? Pois é, enquanto pesquisava para escrever este post ampliei meus conhecimentos sobre casas reais pelo mundo, antes limitados aos Windsor por motivos óbvios, à rainha sueca, porque é brasileira, e ao rei Juan Carlos da Espanha, por causa deste vídeo genial:

O que eu não sabia da primeira vez em que coloquei meus pés no País dos Sorrisos (quão lindo é o fato da Tailândia se chamar de Land of Smiles?) é o quanto a figura do rei é adorada pelo povo. A imagem dele é encontrada por todos os lados, desde comércios até hospitais, em formato de calendários, fotografias…

rei da Tailândia

Fotos encontradas no píer de Koh Phi Phi.

Interior de uma loja em Phi Phi

Interior de uma loja em Phi Phi

O rei Bhumibol, ou Rama IX, é o monarca com o reinado mais longo da atualidade e o rei  com o reinado mais longo da história do país, nenhum outro ocupou o trono por tanto tempo. E duvido também que tenha sido tão querido pelo seu povo como ele é aqui. Só pra vocês terem uma idéia, alguns dos seus títulos são “Senhor sobre nossas cabeças” – a cabeça é considerada pelos tailandeses como a parte mais sagrada do corpo – e  “Senhor da vida”. Sua bandeira, amarela, está presente em praticamente todos os estabelecimentos do país. Seu rosto também está estampado nas notas de Bahts e pisar em uma delas é crime; não consigo imaginar por que alguém sairia por aí pisado em dinheiro, mas de qualquer maneira fica a dica. Ao sair de uma internação hospitalar, o rei usava um blazer cor-de-rosa claro, cor que virou febre entre os tailandeses e em poucas horas era possível ver um mar de gente vestida de rosa. Por quê? Pois o rei estava saindo do hospital, de modo que associaram a cor à sua boa saúde e como todo mundo quer vê-lo saudável…

bandeira tailandesa

À esquerda a bandeira tailandesa, à direita a bandeira do rei.

Assim como o rei, a rainha Sirikit é uma figura muito querida por esses lados. Apesar de não ser comum encontrar imagens dela sozinha, não são raras as fotos do casal ou da família real completa espalhadas pelo país. Mas a coisa muda de figura no mês de agosto, quando é comemorado seu aniversário. Ao invés da bandeira amarela, vê-se na decoração das ruas muitas bandeiras azuis ao lado da tailandesa pelas ruas e comércios. Ela é considerada a mãe do povo tailandês e na data do seu aniversário, 12 de agosto, também se comemora o dia das mães no país. Pelo que pude perceber, aqui na Tailândia esta não é uma data tão lucrativa para o comércio quanto no Brasil, tem mais a ver com o carinho que eles sentem pela família real. Achei uma associação muito bonita.

bandeira tailandesarainha sirikit

Ela também governou o país pelo período de um ano, durante o qual o rei serviu como monge budista em um templo (como é o costume da maioria dos homens budistas tailandeses) e dizem que ela se saiu bastante bem no cargo.

You Might Also Like

No Comments

Digaí!