Uncategorized

Os pontos de mergulho de Koh Phi Phi – Parte II

November 5, 2014

bida nai bida nok

Continuando com nosso tour submarino de Koh Phi Phi, hoje vou levar você pra conhecer as duas ilhotas que ficam ao sul de Phi Phi Ley. São elas:

Bida Nok, com certeza é um dos pontos mais bonitos que temos por aqui e um dos meus preferidos. O mergulho aqui começa quando o barco no deixa em frente a uma baía razoavelmente rasa, uma média de 6m de profundidade, o que faz deste ponto um bom lugar para DSDs – também conhecido em português como batismo de mergulho – ou alunos do curso básico treinarem os exercícios que o curso exige.

A partir da baía há dois caminhos possíveis; pela direita, que leva ao lado mais profundo e pela esquerda, que leva ao lado mais raso. Eu, particularmente, acho o lado profundo mais bonito, pois há enormes cardumes de snappers e eu me divirto horrores brincando no meio deles – sim, eu tenho 7 anos. O lado raso também tem suas belezas e não é raro encontrarmos cardumes por ali, além de outros peixes, nudibrancos, estrelas do mar, ouriços, peixe escorpião, arraias e muitas outras coisas bacanas. Além das formações de coral, há também um bom pedaço de areia saindo da baía e este é um bom lugar para vermos arraias.

Bida Nok

Eu simplesmente amo esta foto da minha amiga, que foi minha instrutora do curso de Divemaster, Julie no meio dos snappers em Bida Nok.

Bida Nok

yellow fin snappers

 Bida Nai, apesar de tão bonita quanto a irmã maior é bem menos visitada pelas escolas de mergulho, o que eu acho uma pena. A vida marinha que vemos por ali é tão bonita e rica quanto a de Bida Nok: grandes cardumes de snappers, estrelas do mar (a maioria dos mergulhadores não dá muita bola pra elas, mas eu sempre fico feliz de vê-las), lionfish, nudibrancos, scorpionfish e, com sorte, às vezes um ou outro cavalo marinho.

Uma das coisas mais legais de Bida Nai é que há algumas rochas com túneis e a gente pode atravessá-los nadando. É bem divertido! Para a parada de segurança ao fim do mergulho se tornar mais interessante, vamos até ao Fantasy reef, um recife bonito, onde podemos procurar por nudibrancos.

octopus

nudibranch

yellow fin snappers

*Mais uma vez, obrigada ao colega e amigo Federico Poppe pelas fotos!

Na Parte I da série sobre os pontos de mergulho de Koh Phi Phi, falei sobre Viking Cave e Phi Ley Wall.

You Might Also Like

No Comments

Digaí!