Braseel, Sobre a vida

Retrospectiva 2015

January 1, 2016

Lembram daquela pessoa procrastinadora do começo do ano? Aquela que escreveu a Retrospectiva 2014 já na segunda semana de janeiro? Ela continua a mesma.

Esses dias tenho me pegado pensando sobre o que escrever e percebi que não é de falta de assunto que sofro, muito pelo contrário. Talvez seja de um pouco de falta de foco, motivação ou qualquer outra palavra que o mundo corporativo tenha arranjado pra substituir a boa e velha “vontade”. É, acho que tenho tido pouca vontade. Mas parar para pensar sobre o que eu andei fazendo durante esse ano de 2015 foi um bom exercício, um que me deu um bom gás para voltar a escrever por aqui. Enquanto as coisas não aparecem em maiores detalhes, deixo uma prévia do que vai aparecer mais esmiuçadamente em breve.

Janeiro

Ângela Goldstein

Acho que dezembro de 2014 e janeiro de 2015 foram os meses de mais trabalho que já tive na vida. A alta temporada em Phi Phi não é brincadeira e os frutos disso foram tão bons que eu consegui ganhar dinheiro suficiente para comprar um colete novo quando meu velho arriou, pagar todas as contas, planejar uma viagem rápida para a Malásia e ainda sobrou!

IMG_2816

Foi também o mês em que conheci minha sogra. Meus cunhados, que trabalhavam conosco em Phi Phi, se casaram no começo de fevereiro e grande parte da família veio da Inglaterra para o grande dia. A primeira a chegar foi a sogrona e esse foi um ótimo começo. É claro que eu fiquei muito nervosa na hora, mas ela é tão legal que logo fiquei mais tranquila.

Fevereiro

petronas towers

Minha primeira viagem internacional do ano; Josh e eu precisávamos renovar nossa permanência na Tailândia e para isso é necessário sair do país. Passamos três dias em Kuala Lumpur, a capital da Malásia.

11934978_10207434399558009_5069635777149463199_n

Também teve o casamento dos cunhados e a emoção de conhecer a família INTEIRA do namorado (pais, irmãos, cunhados, tios e até a sobrinha que ainda estava na barriga!) de uma vez só. Para meu grande alívio, todo mundo era muito gente fina.

Março

11337185_745698018890508_1090745103_n

Foi outro mês de bastante trabalho e o fruto disso, além do aluguel pago em dia, foi a compra da minha TERCEIRA câmera à prova d’água, uma Olympus TG-3. A bichinha foi meu desejo de consumo durante muitos meses e com ela vieram as melhores fotos sub que tirei em Phi Phi.

Ângela Goldstein

Teve uma rápida viagem pra Krabi com uns amigos de Phi Phi e sofri a massagem mais doída da minha vida.

Meu último mês na Tailândia foi sensacional, a parte dura foi me despedir do Josh sem saber quando nos veríamos novamente.

Abril

akita, dog, akita inu, naonde

Foi o mês mais tranquilo do ano. Retomei algumas aulas particulares no Brasil, fiz traduções, arrumei os armários e me livrei de muita coisa que não usava mais e ficava atravancando espaço. É bom ver energia fluir assim.

11419098_965256983494843_93481636_n

Revi família e amigos, fui pra São Paulo, apertei os cachorros, me fartei de assistir Netflix, retomei a costura  e comemorei Pêssach com amigos em São Paulo. Também aproveitei pra reencontrar alguns dos quilos que perdi na Tailândia ao me fartar de comer tudo aquilo que estava morrendo de saudades.

Maio

sunset

Foi o momento do ano em que me dei conta de que um ciclo da minha vida se fechou e me senti bastante tranquila com isso. Durante todo o mês de maio dei aulas em uma escola de línguas aqui em Campinas e no fim do período tive a certeza de que, por mais difícil que seja dizer “desta água não beberei”, a sala de aulas não é mais o meu lugar. Continuo com algumas aulas particulares, mas levando tudo de uma maneira bem mais tranquila, sem provas pra corrigir, fechamento de média em fim de semestre e quetais.

IMG_3770

Rapidamente revi amigos queridos, de quem fui madrinha de casamento, no batizado do filhinho deles.

Teve mais São Paulo, teve dia das mães e teve mais pão de queijo.

Foi o mês em que comprei minha passagem para Inglaterra e finalmente tive uma data certa para rever o Josh!

Junho

risotto de strogonoff

Rolou um incrível risoto de estrogonofe com os amigos gourmets de São Paulo.

Pude matar minha vontade de festa junina indo a várias e causando uma senhora inveja no namorado. “Mais uma festa junina, Ângela? Eu também quero ir!”

serra do japi

Revi parte dos amigos do Jalapão durante uma caminhada linda pela Serra do Japi. Eu não canso de me impressionar com o tanto de lugares bonitos e tão próximos continuarem sempre tão desconhecidos.

cambuí walking tour

Participei, junto com a vizinhamiga Ana do lançamento do guia “Cambuí walking tour”, uma iniciativa dela e de outros comerciantes do bairro para incentivar passeios a pé. Uma bela iniciativa, diga-se de passagem.

Julho

 So Neptune looked at me and said: Let's take a selfie? Well, I just couldn't refuse. #uwphoto #underwater #mergulho #dive #scuba #scubadive #naonde #livetoscuba #scubadiverslife #PADI

Finalmente, depois de três meses em terra firme, voltei a mergulhar. Foi só um mergulho rapidinho, daqueles que dá mais vontade do que a mata, mas valeu conhecer as águas de Paraty um pouco mais a fundo – sim, todos os mergulhadores fazem piadinhas infames.

11378211_1430084037318849_1103311098_n

Aliás, passear em Paraty é sempre bom e na companhia de uma amiga querida conheci o Saco do Mamanguá, onde fica localizado o único fiorde brasileiro.

Tive minha primeira experiência desagradável num posto de fronteira; o guarda que me atendeu em Heathrow me deu uma bela canseira na fila da imigração. Mas valeu pra ver o namorado!

Agosto

10358197_1513234565633837_1581569115_n

Meu primeiro mês inteiro na Inglaterra, foi sensacional! Meus sogros são muito legais e me levaram passear em mil lugares, me apresentaram a novos sabores e eu descobri um novo vício televisivo: The Great British Bake-off. É um programa de desafios de padaria de dar muita água na boca!

Shakespeare's Globe

Conheci Londres! Uma cidade da qual já tinha ouvido falar mil vezes e nunca tinha tido a oportunidade de visitar. Adorei e disse pro Josh que queria morar lá, mas ele disse que nem morto. Fomos ao Shakespeare’s Globe e eu me diverti empurrando o carrinho do Harry na estação King’s Cross

Conheci minha pequena sobrinha, a linda Rose.

Setembro

Castelo de Alnwick

Achei que não seria um mês nada extraordinário, já que fiquei o tempo todo em Newcastle, mas foi em setembro que eu aprendi a voar durante uma visita ao Castelo de Alnwick.

Esses quadradinhos, junto com muitos outros, virou uma colcha de crochê.

Esses quadradinhos, junto com muitos outros, virou uma colcha de crochê.

Fiz um monte de crochê com a minha sogra, fiz um monte de coisas gostosas na cozinha para a família toda assistir ao The Great British Bake-Off, fiz um curso de costura e recebi a notícia de que eu fotografei dois novos Leopard Sharks em Phi Phi! Na Tailândia há um programa chamado Spot the Leopard Shark para controlar a população de tubarões leopardo no país, cada vez que você fotografar um pode mandar a imagem para eles arquivarem, se for um novo tubarão (um que ainda não tenha sido fotografado) você pode dar um nome pra ele.

Outubro

Josh, muito bem vestido, para tomar o chá das cinco.

Josh, muito bem vestido, para tomar o chá das cinco.

Meu último mês de Inglaterra foi em ritmo de gincana do Xou da Xuxa. Passei o dia do meu aniversário com o namorado em Manchester e de noite fomos com os cunhados para a casa da irmã da Karen, que mora na vilazinha mais linda do mundo. No dia seguinte tomamos meu primeiro afternoon tea em Bakewell, numa casa de chá chamada The Lavender Tea Room.

12107610_808037809309138_1488561746_n

Na semana seguinte passei três dias em Bath, minha primeira viagem como blogueira!, a convite do departamento de turismo da cidade. Fiquei encantada com o lugar e disse pro Josh que a gente poderia morar lá.

12080683_1655150258061868_357368889_n

Uns dias depois fomos para a Escócia com os cunhados e ficamos uma semana nas Highlands. Infelizmente não vimos o monstro no dia em que estivemos no Lago Ness, mas pegamos o Hogwarts Express.

Dia 26 foi a hora de dar tchau pro namorado e família e pegar o caminho da roça de volta pra Campinas.

Novembro

12353396_1500960726872821_424046547_n

Passamos alguns dias em La Paz, pegamos o busão rumo a Tupiza, conhecemos o salar de Uyuni e cruzamos a fronteira para o Chile. Conhecemos o deserto do Atacama, flutuamos na Laguna Cejar e comemos muita quinoa. A volta, cinco estrelas, teve direito a uma noite em Santiago com jantar no maravilhoso Aqui está Coco e muita risada.

10953639_1656853834572871_1214453407_n

A chegada no Brasil, depois da maratona de viagens, foi acompanhada de uma tremenda gripe que passei pra todo mundo.

Dezembro

12345850_1649432801985148_33604126_n

Foi um mês bem tranquilo, assim como abril. Dei algumas aulas, escrevi um pouco no blog, não cozinhei quase nada, e bati muita perna com a amiga Ana.

Comecei a planejar o ano que vem, o primeiro que será 100% fora da sala de aula, pensar nas viagens futuras (já tem duas marcadas pra janeirão!) e esperar o namorado.

Apesar dos altos e baixos, 2015 teve um saldo muito mais positivo e se esse ano que começa hoje for, pelo menos, parecido já sei que estou no lucro!

Os amigos da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) também fizeram suas retrospectivas e vocês podem conferi-las aqui:

Aprendiz de Viajante;

Trippolis;

Nat’s Corner;

Trilha Marupiara;

Doiapoque a Nova Iorque;

Comendo chucrute e salsicha;

Passeiorama;

Tá indo pra onde?;

Four trip;

Férias Now;

Carioca travelando;

Marola com carambola;

Compartilhe viagens;

Casal Califórnia;

Sr. & Sra. Lao;

Viagens cinematográficas;

Cris pelo mundo.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Carla January 17, 2016 at 5:32 am

    Oi Angela! Que post bacana. Obrigada por recomendar o Carioca Travelando 🙂 Desejo um 2016 incrível pra você! Um beijo grande, Carla

  • Digaí!